facebook pinterest
Portal Municipal de Turismo
Itapoá

Itapoá


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Itapoá/SC (26 de abril de 1989) é um nome de origem indígena (índios Carijós) e significa “pedra que surge”. Escolhido pela pedra localizada na orla em sua parte Central, a 300 metros da praia que faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés: quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.

 

As bases econômicas do município são o turismo de praia e sol, onde a costa itapoaense proporciona aos turistas 100% de balneabilidade, com águas límpidas, quentes e areia branca; ideais para famílias com crianças e também proporciona boas condições para a prática de esportes náuticos como o surfe, o windsurfe, moto náutica e barcos a vela, além da pesca esportiva. Eleita na temporada 2012/13, pela enquete do Diário Catarinense, como a melhor praia da temporada. A cidade na alta temporada, compreendida entre os meses de dezembro a fevereiro, recebe cerca de 200 mil visitantes, movimentando todo o comércio local.

 

A outra base econômica ligada ao turismo é a da natureza e suas belezas, como as formações rochosas conhecidas como, 1ª, 2ª e 3ª pedra (“point” Surf); as ilhas de Itapeva e do saí-guaçu; além de quedas d'água distribuídas no interior do Município.

 

Inserido na Mata atlântica contendo grande área conservada e criadas unidades de preservação, dispõem de potencial eco turístico. Destacam-se o recém-criado Parque Municipal dos Carijós e a R.P.P.N. Reserva Volta Velha foi selecionada pela UNESCO / Programa MaB - "O Homem e a Biosfera" como uma das Áreas Piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Santa Catarina, sendo receptivo de turistas do mundo atraídos pela observação de aves e espécies do bioma. Encontrados outros ecossistemas como Manguezais (Pontal e Barra do Saí) e restinga em toda a sua orla (32 km).

 

Itapoá é porta de entrada da baía da babitonga (estuário) importante ecossistema, onde se localiza O Porto Itapoá (22/12/2010), o mais novo empreendimento do setor portuário do Sul do Brasil, terminal privativo de uso misto para a movimentação de Contêiner de cargas de importação e exportação.

 

Características Gerais - Aspectos Físicos - • Área da unidade territorial: 256,1 km² • Gentílico: Itapoaense • População: 14.763 habitantes (fonte: IBGE/2010), Verão aprox. 200 mil pessoas • Altitude: 6 a 20 metros • Longitude: 48º 36’ 58” W de Greenwich • Latitude: 26º 07’ 01” S

Imagem ilustrativa região turística Caminho dos Príncipes

Caminho dos Príncipes

A região recebeu esse nome por fazer parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II, quando se casou com o príncipe de Joinville. A Serra do Mar e seu entorno com a Mata Atlântica, córregos e cachoeiras, o histórico município de São Francisco do SUl e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. Também chama a atenção as festas conhecidas nacionalmente como a Festa das Flores e o famoso Festival de Dança de Joinville.

Saiba mais sobre a região Caminho dos Príncipes acessando o
IDMS de Itapoá
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Itapoá.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Curitiba Ver mapa >
Florianópolis Ver mapa >
Joinville Ver mapa >