Subscribe Now
Trending News

CONHECENDO A CIDADE

 

Itapoá/SC (26 de abril de 1989) é um nome de origem indígena (índios Carijós) e significa “pedra que surge”. Escolhido pela pedra localizada na orla em sua parte Central, a 300 metros da praia que faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés: quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.

 

As bases econômicas do município são o turismo de praia e sol, onde a costa itapoaense proporciona aos turistas 100% de balneabilidade, com águas límpidas, quentes e areia branca; ideais para famílias com crianças e também proporciona boas condições para a prática de esportes náuticos como o surfe, o windsurfe, moto náutica e barcos a vela, além da pesca esportiva. Eleita na temporada 2012/13, pela enquete do Diário Catarinense, como a melhor praia da temporada. A cidade na alta temporada, compreendida entre os meses de dezembro a fevereiro, recebe cerca de 200 mil visitantes, movimentando todo o comércio local.

 

A outra base econômica ligada ao turismo é a da natureza e suas belezas, como as formações rochosas conhecidas como, 1ª, 2ª e 3ª pedra (“point” Surf); as ilhas de Itapeva e do saí-guaçu; além de quedas d’água distribuídas no interior do Município.

 

Inserido na Mata atlântica contendo grande área conservada e criadas unidades de preservação, dispõem de potencial eco turístico. Destacam-se o recém-criado Parque Municipal dos Carijós e a R.P.P.N. Reserva Volta Velha foi selecionada pela UNESCO / Programa MaB – “O Homem e a Biosfera” como uma das Áreas Piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Santa Catarina, sendo receptivo de turistas do mundo atraídos pela observação de aves e espécies do bioma. Encontrados outros ecossistemas como Manguezais (Pontal e Barra do Saí) e restinga em toda a sua orla (32 km).

 

Itapoá é porta de entrada da baía da babitonga (estuário) importante ecossistema, onde se localiza O Porto Itapoá (22/12/2010), o mais novo empreendimento do setor portuário do Sul do Brasil, terminal privativo de uso misto para a movimentação de Contêiner de cargas de importação e exportação.

 

Características Gerais – Aspectos Físicos – • Área da unidade territorial: 256,1 km² • Gentílico: Itapoaense • População: 14.763 habitantes (fonte: IBGE/2010), Verão aprox. 200 mil pessoas • Altitude: 6 a 20 metros • Longitude: 48º 36’ 58” W de Greenwich • Latitude: 26º 07’ 01” S

 

DADOS DO MUNICÍPIO

Região Turística: Caminho dos Príncipes

Área: 245,394km² (IBGE/2022)

População: 30.750 pessoas  (IBGE/2022)

Latitude: 26°07’0

Longitude: 48°36’5

Altitude: 18 m

Cidades próximas: Garuva, Joinville, São Francisco do Sul.

CAMINHO DOS PRINCIPES

A região recebeu esse nome por fazer parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II, quando se casou com o príncipe de Joinville. A Serra do Mar e seu entorno com a Mata Atlântica, córregos e cachoeiras, o histórico município de São Francisco do Sul e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. Também chama a atenção as festas conhecidas nacionalmente como a Festa das Flores e o famoso Festival de Dança de Joinville.

 

LOCALIZAÇÃO

 

Br 101 entre a direita viaduto em Garuva, siga em frente sentido Guaratuba;
entrar a direita na SC-415 (novo acesso ao Porto de Itapoá)
ou siga em frente e vire a Direita na SC 412 (Estrada Cornelsen) 1º Acesso no Posto Rodoviário Estadual Pr. Coroados – Guaratuba/Pr.

Empresa Expresso Maringá
Origem: Curitiba à Itapoá – Itapoá à Curitiba
Horário:07:30 – 12:30 – 18:30 Diário 06:45 – 12:30 – 17:30
19:45 Sexta-feira.

Aeroportos Próximos:

Curitiba/ Pr
Joinville/ SC